Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas

Segunda 26 Junho 2017

Descrição do Curso

A proposta político-pedagógica do curso de Graduação em Educação Física, na modalidade a distância,  busca  cumprir  a  finalidade  institucional  centrada  em ensino-pesquisa, com estratégias que  respondam às necessidades dos municípios do Estado  do Amazonas,  cujo  curso  foi  implantado  com  vistas  a melhor  qualificar seus  recursos  humanos  no  âmbito  do  Programa  de  Formação  Inicial  para Professores  em  Exercício  no  Ensino  Fundamental  e  no  Ensino  Médio  –  Pró-Licenciatura. Esta proposta tem como horizonte teórico e metodológico a imbricação entre os processos e conteúdos de aprendizagem humana com as novas mediações tecnológicas,  as  quais  implicam  novas  interações  e  novos  processos  de  ensino  e aprendizagem, constituindo os novos mecanismos de “construção do conhecimento”  e uma inusitada “ecologia cognitiva”.

O curso de Educação Física nasceu na antiga Faculdade de Filosofia, na Rua Tapajós, no centro da cidade de Manaus, em 1969, tendo iniciado suas atividades em março de 1970. Passou pelas dependências do Atlético Rio Negro Clube no centro da cidade, igualmente pelas dependências do Círculo Militar de Manaus no bairro de S. Jorge, até conseguir instalar-se definitivamente no setor sul do Campus Universitário, no bairro do Coroado, sendo o primeiro curso a funcionar no Campus.

Hoje, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia continua cumprindo sua missão, qual seja, a de colocar no mercado de trabalho profissionais críticos, capazes de interferir na sociedade, prontos para dessa forma promover o desenvolvimento do nosso Estado.

Objetivos

  • Desenvolver formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional e fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética do profissional da Educação Física;
  • Analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, à ampliação e ao enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável; e
  • Formar professores qualificados para o exercício da docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tendo como referência a legislação própria do CNE, bem como as orientações específicas para esta formação.

Formação de Pessoal e Mercado

A Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância da Universidade Federal do Amazonas pretende formar professores de Educação Física habilitados a atuarem em Estabelecimentos de Ensino Público, da rede municipal e estadual, na capital ou em municípios interioranos para exercer suas atividades profissionais no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Campo de Atuação Profissional

Na área de especialidade, a proposta se define pelo Ensino de Educação Física, com Certificação de Profissionais da Educação, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Tal opção implica desdobramentos que correspondem às finalidades dos aportes da área de Educação Física para a compreensão do processo educativo, definição social, política e técnica da função do Profissional da Educação. Corresponde, também, à compreensão dos mecanismos e processos de formação do sujeito adolescente e jovem, em suas interações sociais, familiares e escolares.

Perfil do Profissional

O licenciado em Educação Física é responsável pelo planejamento, execução e avaliação da prática da Educação Física como componente curricular, junto ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. Portanto, faz-se necessário uma formação abrangente que seja guiada pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem e sua corporeidade; da cultura, principalmente, das atividades físicas, recreativas e esportivas; da sociedade e da natureza, além das possibilidades de interação desses conceitos que permitam uma plena intervenção profissional.

Duração do Curso

O Curso de Educação Física ofertado, na modalidade a distância, em consonância com as Resoluções CNE/CES N.º 07, de 31 de março de 2004, CNE/CES N.º 07, de 04 de outubro de 2007, CNE/CP N.º 01, de 18 de fevereiro de 2002 e CNE/CP N.º 02, de 19 de fevereiro de 2002 terá a duração mínima de 3.215 (três mil duzentos e quinze) horas-aula, correspondendo a 151 (cento e cinqüenta e um) créditos.

Grade Curricular

Clique aqui para fazer o download da Grade Curricular.

Acesso ao Curso

Text Size

Av. Gal. Rodrigo Octávio, n.º 3000 - Coroado I - CEP: 69077-000
Campus Universitário, Setor Sul, Bloco N - Manaus - AM

Todos os direitos reservados à Coordenação de Tecnologia
Centro de Educação a Distância - CED