Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas

Sábado 27 Maio 2017

Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que contempla os mesmos elementos fundamentais da modalidade presencial: concepção pedagógica, conteúdo específico, metodologia e avaliação. Porém, se diferencia do presencial, pelo modo como se estabelece a mediação pedagógica.

Na modalidade EaD, normalmente, professores e estudantes estão em lugares e tempos diversos, e os encontros presenciais são raros. Neste sentido, a mediação requer inúmeros meios de comunicação: impresso, informatizados on line, ou não, telefone, videoconferência, rádio.

O modelo de EaD aplicado na UFAM visa a mudança de atitude do estudante com respeito às suas atividades, que precisa, de fato, exercitar a sua autonomia, onde os “espaços virtuais” facilitam a prática da aprendizagem cooperativa.

Além dos colegas de seu curso e dos demais cursos que a UFAM oferece através da EaD, o estudante pode contar com os tutores que trabalham nos pólos de apoio presencial desses cursos. Além de orientadores da aprendizagem, os tutores presenciais são facilitadores para a organização do trabalho individual e coletivo dos alunos. Cada disciplina tem um ou mais professores responsáveis, que trabalham na concepção, organização, planejamento, desenvolvimento, gestão e avaliação das atividades e processos de ensino e aprendizagem na disciplina sob sua responsabilidade. Esse professor é apoiado por tutores que, atuando em grupos menores e através do ambiente virtual, mantém um contato mais próximo com os estudantes. Esses tutores a distância acompanham e supervisionam a realização das atividades propostas pelos professores, por eles mesmos ou pelos próprios alunos, sugerindo estratégias de aprendizagem e reflexão sobre os conteúdos específicos de cada disciplina.

A Figura abaixo apresenta o modelo utilizado pela UFAM nas interações entre os atores. É interessante observar que o propósito de tal estrutura é facilitar a formação de comunidades de aprendizagem a partir dos próprios atores nela representados. Há “linhas de interação” horizontais e verticais, ilustrando que apesar da representação hierárquica, os processos de comunicação, interação e cooperação podem e devem ocorrer de modo heterárquico, dando oportunidade para que todos possam dele participar.

 

Text Size

Av. Gal. Rodrigo Octávio, n.º 3000 - Coroado I - CEP: 69077-000
Campus Universitário, Setor Sul, Bloco N - Manaus - AM

Todos os direitos reservados à Coordenação de Tecnologia
Centro de Educação a Distância - CED