Mobirise

Hoje estamos comemorando o Dia Nacional da Educação a Distância!

27 de novembro, 2018




A EaD tem conquistado, cada vez mais, um espaço importante na educação brasileira. Isso se dá, pois as tecnologias de informação e comunicação têm se estabelecido, há algum tempo, como importante mediadora no processo de ensino-aprendizagem. Novas tecnologias são usadas constantemente para dar à educação suportes inovadores e garantir dinamismo, flexibilização e organização didático-metodológica às práticas educacionais. Aproveitando esta ocasião, o Centro de Educação a Distância – CED/UFAM vem apresentar suas atividades e projetos atuais e futuros que intensificam as ações de integração das tecnologias em rede, onde a confluência das modalidades de ensino é potencializada pelo Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) Moodle.


O CED é um órgão suplementar ligado diretamente ao gabinete da Reitoria da UFAM, e foi estabelecido por meio da resolução nº. 10/2007- CONSAD que aprova seu regimento e define seus objetivos, entre os quais se destaca: implantar e explorar as interfaces entre a comunicação, as tecnologias da informática, o mundo do trabalho e a educação. E é por isso que buscamos consolidar a EaD como modalidade central e estratégica para ampliação das ações de ensino, pesquisa e extensão.


O CED fica localizado no campus universitário da UFAM, setor Sul, bloco N, tendo como diretor o professor Dr. Evandro de Morais Ramos e coordenador adjunto UAB (Universidade Aberta do Brasil) o professor Carlos Alberto F. Tucci. Conta ainda com uma equipe que, atualmente, integra 05 (cinco) coordenações: Administrativa, que cuida da elaboração e acompanhamento administrativo e financeiro de todas as coordenações e de todos os projetos gerenciados; Tecnológica, responsável pelas ações que dão suporte aos ambientes virtuais e gerenciamento do portal do CED; Pedagógica, constituída das coordenações de cursos de graduação na modalidade EaD e demais colaboradores, sendo responsável pelas equipes didático-pedagógicas, equipe de professores e acompanhamento dos alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem; coordenação de Pós-graduação, que organiza, gerencia e promove os cursos de especialização e formação de professores; e, ainda, a coordenação de Design, que, com uma equipe de multimídia, elabora e dá provimento aos originais de videoaula e de material didático digital e impresso.


Dessa forma, são ofertados pelo CED os cursos de graduação em Administração Pública, Artes Visuais, Biologia, Ciências Agrária, Educação Física, e para o ano de 2019, afora os cursos já mencionados, contaremos com graduação em Biblioteconomia e graduação em Música. Além dos cursos de pós-graduação em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, e das especializações em Ensino de Matemática no Ensino Médio, Ensino de Filosofia no Ensino Médio e Produção de Material Didático para EaD. Só na modalidade de pós-graduação, desde 2011, o CED já formou um total de 1.247 alunos.


Com essa estrutura, a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão do CED tem atendido a cerca de mais de 1000 alunos em 2018, distribuídos em polos nas regiões do Amazonas (Manaus, Manacapuru, Maués, Manaquiri, Coari, Itacoatiara, Lábrea, Santa Isabel do Rio Negro, Tefé), de Roraima (Iracema, Bonfim, Caroebe, Boa Vista, Caracaraí) e Acre (Brasiléia, Acrelândia e Tarauacá). E com previsão de em 2019 abrir um polo em Rondônia, atendendo ao município de Ariquemes.


Para manter e garantir o desenvolvimento das atividades do CED e de sua equipe, a expectativa para os próximos anos é realizar melhorias nas instalações físicas da sede, bem como adquirir equipamentos tecnológicos e, assim, ampliar, ainda mais, a oferta de cursos. Também, como projeto futuro, estamos providenciando um novo laboratório de videoaula para oferecer maior qualidade às gravações dos professores.

Ressaltamos, por fim, que todas as ações do CED/UFAM não seriam tanto possíveis não fossem as parcerias com a Reitoria e Pró-reitorias, Uni-Sol, Unidades Acadêmicas dos cursos de graduação, a TV Ufam, entre outros.

Neste dia, agradecemos a todos e todas que fazem possível a atuação do CED-UFAM no Amazonas e regiões estaduais próximas.



Nos acompanhe!