Apresentação Reuni Digital
Sobre o projeto
O programa foi estruturado para enfrentar a desigualdade de acesso à educação superior pública e de qualidade. O objetivo principal é gerar oportunidade para a população apta a cursar o ensino de nível superior, em especial os jovens de 18 a 24 anos, que moram em locais distantes, onde as vagas presenciais são pouco ofertadas, bem como auxiliar aqueles que precisam trabalhar enquanto estudam.
Ao longo de 2020 e 2021, ainda no âmbito do desenvolvimento do Projeto Reuni Digital, coordenado pelo MEC, com apoio de diversos entes da educação superior, foi possível alcançar entregas relevantes, a saber: o Diagnóstico e desafios para a expansão da EaD no Brasil; o Benchmarking Internacional da EaD e o Panorama da EAD no Brasil. Destaca-se ainda que essas ações resultaram no desenvolvimento de um Plano de Expansão do EaD nas Universidades Federias e em um Plano de Monitoramento, este último ainda em elaboração.
Diagnóstico da EaD no Brasil: este documento tem foco no cenário atual da EaD em nosso país. Num primeiro momento o relatório registra uma série de indicadores da EaD para as instituições públicas e privadas brasileiras que deverão orientar as próximas etapas do projeto. De forma objetiva a análise registra a possibilidade de expansão da EaD na rede pública, já que ainda é significativamente mais expressivo o número de matrículas em EaD na rede privada de educação superior.
Benchmarking Internacional: de forma geral, o objetivo do benchmarking é revelar as políticas, estratégias e ferramentas em EaD de alguns países, de modo a contribuir para orientação de futuras práticas no Plano de Expansão Brasileiro. Além disso, o documento abarca um conjunto de recomendações, tendências e perspectivas atuais de três das principais organizações europeias, a saber: a UNESCO, a EDEN - European Distance Learning e a EADTU - European Association of Distance Teaching Universities.
Análise dos desafios para a expansão da EaD no Brasil: frente ao levantamento da EaD no Brasil bem como do benchmarking internacional, foram apresentadas análises dos desafios para a expansão da EaD no contexto brasileiro.
A consolidação de todas as informações está sendo realizada de modo a endereçar a criação de ações e metas para o Reuni Digital, descritas no Plano de Expansão.
Como parte integrante do Projeto, uma proposta de acompanhamento será delineada e contará com itens como finalidade, dimensão e os indicadores de monitoramento.
A construção desse projeto tem sido realizada pela Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e conta com a colaboração do Comitê de Orientação Estratégica (COE) e do Grupo Técnico (GT).
O Comitê de Orientação Estratégica (COE) e do Grupo Técnico (GT) são formados por integrantes que representam o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), as Universidades Federais, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED) e a Associação Universidades em Rede (UniRede).