Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

 

Sendo um evento online, o III Seminário de EaD do Norte  apresenta como proposta a discussão dos processos educativos, tecnológicos, pedagógicos e logísticos que envolvem a modalidade de educação a distância no Contexto Amazônico, considerando a atuação do Centro de Educação a Distância (CED) em seus quinze anos de existência e as contribuições dos diversos atores que compõem o universo da EAD/UFAM. A oferta de cursos nessa modalidade requer a compreensão de um panorama complexo, em que as distâncias geográficas, o acesso às tecnologias remotas, dentre outros aspectos, constituem-se como elos desafiadores para o acesso e permanência dos sujeitos, que buscam obter resultados satisfatórios na produção do conhecimento. Neste sentido, se faz necessário refletir sobre as diferentes estratégias, mediações, recursos e tecnologias empregadas nas ofertas dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, bem como nas ações, desenvolvidas por professores, tutores, coordenadores, gestores e demais agentes, que participam da “Aprendizagem em rede”, desde o planejamento institucional até a execução dos cursos, oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil e os municípios-pólos, situados na região norte do país. Dessa maneira, a realização do III SEaD Norte, realizado pelo CED/UFAM, se apresenta como uma oportunidade aberta ao debate da temática, a ampliação dos conhecimentos, a produção de saberes, as trocas de experiências e a divulgação de pesquisas realizadas por todos, que atuam na produção científica da modalidade, permitindo diferentes olhares sobre os aspectos que envolvem a EaD no norte do país. Logo, busca-se contribuir para a inovação das práticas educativas, promovendo a interdisciplinaridade no campo tecnológico e pedagógico, e a melhoria de ações para a EaD nas instituições públicas de ensino superior.

Palavras-Chave: Educação a Distância; Tecnologia; Inovação; Contexto Amazônico.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O III Seminário de EaD vem sendo realizado pelo Centro de Educação a Distância (CED) desde 2011, sendo sua última edição no ano de 2012, consolidando-se como um evento importante para a formação de discentes, tutores, professores, coordenadores de curso, coordenadores de polo e pesquisadores da área da educação. Do ano 2007 até o período vigente, o CED vem oferecendo, em parceria com as Unidades Acadêmicas da instituição, cursos de graduação em Administração, Educação Física, Artes Visuais, Ciências Agrárias, Administração Pública, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Música; e cursos de pós-graduação em Produção de Material Didático para EaD, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, Mídias na Educação e Ensino de Matemática para o Ensino Médio. A motivação para este tema surgiu da necessidade de se promover um espaço aberto à discussão e reflexão dos processos formativos, pedagógicos, didáticos, tecnológicos, logísticos, administrativos e políticos que estão postos no cenário da Educação a Distância frente à realidade do contexto amazônico. Isso demanda aos envolvidos na “Rede” a compreensão da realidade acerca das possibilidades e desafios que estão postos à EaD na sociedade contemporânea e no ambiente acadêmico da práxis educativa. Para tanto, busca-se refletir sobre a formação acadêmica, a prática do professor e o papel social e educacional da EaD por meio da Universidade Federal do Amazonas na região norte.
O evento apresenta-se como uma atividade de extensão, vinculada ao Programa Escola de Formação do CED, que pretende contribuir para a formação dos agentes, participantes dessa “Rede de aprendizagem” em EaD, ou seja, de pesquisadores, estudantes, professores, tutores, coordenadores e gestores. Nessa perspectiva, o III SEaD Norte traz como proposta à discussão e o debate que envolvem os eixos temáticos dos Processos de ensino e aprendizagem com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, das Metodologias e produção de conteúdos na EaD, da Epistemologia e produção de conhecimento em rede e da Interdisciplinaridade, possibilidades e desafios da aprendizagem em rede na EaD

 

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

Eixo Temático 1 - Processos de ensino e aprendizagem no uso de TDIC
Evidenciar a utilização das TDIC’s para o ensino e aprendizado a partir dos elementos que compõem a inserção na cultura digital em ambientes educacionais, quanto à Informação e comunicação por meio do uso de plataformas digitais e redes sociais. Metodologias ativas na docência, na tutoria e na execução do trabalho pedagógico. Didática na EaD, no ensino remoto e híbrido.

Eixo Temático 2 - Metodologias e produção de conteúdos na EaD
Refletir sobre as intersecções entre as Tecnologias e Educação a partir das concepções e produções de objetos de aprendizagem visuais e sonoros em multimídia, evidenciando a necessidade de políticas públicas e gestão de projetos em TDIC’s.

Eixo Temático 3 - Epistemologia e Produção de conhecimento em rede
Dialogar sobre a formação de professores na cultura digital e sua influência nos espaços sociais, escolares e acadêmicos. Evidenciando os aspectos teóricos, pedagógicos e tecnológicos dos docentes integrados ao currículo. Discutir acerca da Interdisciplinaridade, possibilidades e desafios da aprendizagem em rede na EaD.

registrado em:
Fim do conteúdo da página