LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade a Distância do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Por quase 30 anos, o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFAM foi o único responsável pela formação de Biólogos no estado do Amazonas, levando ao mercado de trabalho, profissionais qualificados que atuam como professores, técnicos e pesquisadores em escolas e órgãos públicos ou privados. O curso na modalidade presencial foi criado em 10 de outubro de 1972, pela Resolução Nº 46/72 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (CONSUNI). Começaram suas atividades a partir do ano letivo de 1974, seguindo o regime de créditos. Em 21 de dezembro de 1977 foi reconhecido pelo Decreto Nº 81.087. A estrutura curricular foi reformada nos anos de 1979, 1986 e 2003. Em 1998 houve um ajuste na estrutura curricular para incluir disciplinas de forma a atender a nova norma do Ministério da Educação e Cultura (MEC) que exige a oferta de 300 horas de Estágio Curricular de Ensino em Licenciaturas. Desde então, o curso na modalidade presencial passou por algumas reformulações curriculares, de modo a atender aos novos requisitos que o mercado de trabalho exigia do profissional biólogo e das diretrizes estipuladas pelo MEC. A partir de 2006, o ICB, novamente, atendendo as demandas da sociedade e contribuindo para o desenvolvimento social e tecnológico do estado do Amazonas, inicia a oferta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância por meio do convênio firmado entre o Consórcio Setentrional e o Ministério da Educação – MEC/Secretaria de Educação a Distância - SEED, levando o conhecimento ao interior do Estado, ofertando o curso, além da capital Manaus, em mais seis municípios do Amazonas: Itacoatiara, Parintins, Coari, Humaitá, Benjamin Constant e São Gabriel da Cachoeira. A criação do curso foi de 23 de Março de 2005 pela Resolução do CONSUNI Nº 008/2005.
Vários fatores contribuem para o ICB dar continuidade a oferta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância, destacando o sucesso alcançado pela primeira turma formada no ano de 2010. Nesta primeira turma, a evasão dos alunos foi inferior ao curso ofertado na modalidade presencial, e o sucesso dos alunos, ou seja, aqueles que conseguiram concluir o curso no tempo regular de oito períodos, foi superior a 50% dos 100 alunos ingressantes. Além do mais, a qualidade da formação oferecida pode ser comprovada pelo êxito dos alunos recém egressos em concurso público da Secretaria Estadual de Educação, e curso de pós-graduação da própria Instituição. O papel da UFAM em formar com excelência professores de Biologia, não somente na capital do Estado, mas também nos interiores, é extremamente importante, tendo em vista que o Brasil na última década tem apresentado grande déficit de professores da educação básica, especialmente das disciplinas de química, física, matemática e biologia. No relatório apresentado pela Câmara de Educação Básica, a demanda por professores de Biologia/Ciências no segundo ciclo do ensino fundamental, juntamente com professores do ensino médio, ultrapassa 55 mil professores (Ruiz et al., 2007). A situação se torna mais crítica de modo que apenas 54% dos professores de Biologia possuem formação de Licenciatura na área para atuação, o que aumenta ainda mais a demanda por cursos de formação de professores em Ciências e Biologia. Neste sentido, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância da UFAM, criado em 2005, atende às diferentes demandas dos profissionais de educação, principalmente no interior do estado do Amazonas. O caráter de educação a distância (EAD) é uma importante alternativa para as regiões não atendidas de forma presencial no interior do Estado devido, principalmente, aos custos e infraestrutura. A implementação do curso de graduação nesta modalidade foi a primeira iniciativa da UFAM, que posteriormente criou um órgão para coordenar as ações pedagógicas de outros cursos nesta mesma modalidade. Com a criação do Centro de Educação a Distância (CED) na UFAM em 2006, a Universidade se volta para o ensino não no modelo presencial, mas para o modelo semipresencial ou a distância, podendo chegar aonde antes o ensino superior nunca chegou no estado do Amazonas. Com a mudança da modalidade do curso, o conceito de curso, de aula, também muda. Ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinado. Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, serão flexíveis.
O professor continuará "ministrando aula" e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da internet, até mesmo fora do horário específico da aula. Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e, cada vez mais, ele se torna um supervisor, um motivador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento. Nesta modalidade, as tecnologias interativas vêm evidenciando, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação, a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo. À medida que avançam as tecnologias de informação e comunicação, que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade, o conceito de presencialidade também se altera (Harasim, 1990). O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância, proposto pela UFAM, incorpora as práticas de formação do mesmo curso na modalidade presencial e amplia a discussão das diretrizes curriculares, ao considerar, como pressupostos teóricos, a necessidade de uma formação que garanta a integração entre conhecimento científico gerado nos campos de domínio das Ciências Biológicas e das Ciências Humanas e Sociais no campo da Educação. Este passa a ser um modelo de unidade entre teoria e prática de modo a articular a formação acadêmico-científica e os espaços formais e não-formais de educação; e um processo formativo pautado no princípio do isomorfismo e da vivência participativa, ou seja, para que haja uma construção da identidade do professor-pesquisador, numa perspectiva de profissionalização docente. Este sujeito aprendiz necessita experimentar e vivenciar as situações do ensino e aprendizagem científicas, semelhantes àquelas que irá proporcionar aos seus alunos, de modo a resgatar a identidade do ser docente, que trabalha o processo de educação científica voltada para a cidadania (SCHÖN, 1997). A importância da apropriação do conhecimento tem-se evidenciado no momento contemporâneo, tornando ainda mais urgente a exigência da formação em nível superior, ampliando a um maior número de pessoas os resultados do acesso à informação e à comunicação. No caso das Ciências Biológicas as implicações que trazem para o desenvolvimento científico-tecnológico, sem contar com os aspectos ambientais/conservacionistas, são seguramente de fundamental importância.
Objetivos do curso
Geral
Formar profissionais cidadãos com conhecimento geral nas diversas áreas da Biologia, através da integração do ensino, da pesquisa e da extensão na Instituição e licenciar professores para o ensino de Ciências e Biologia no ensino fundamental e médio.
Específicos
- Formar um profissional dotado de visão multidisciplinar e integrada das Ciências Biológicas, estando devidamente familiarizado com o conhecimento e a metodologia científica, em seus múltiplos aspectos teórico-práticos.
- Promover, por meio das atividades práticas, a integralização dos conhecimentos específicos com as atividades de ensino.
- Formar o educador consciente de seu papel na formação de cidadãos sob a perspectiva educacional, científica, ambiental e social.
- Compreender a prática docente como proposta de ação-reflexão-ação.
Perfil de Atuação:
O Licenciado em Ciências Biológicas deverá apresentar o seguinte perfil:
- Ter uma visão profunda, multidisciplinar e integrada das Ciências Biológicas, estando devidamente familiarizada com o conhecimento, a metodologia científica e pedagógica, em seus múltiplos aspectos teórico-práticos.
- Ser um educador habilitado a desenvolver o pensamento biológico, a difundir seus conhecimentos e a debater suas ideias, tanto com os discentes, quanto com a sociedade em geral.
- Desenvolver e aplicar estratégias de aprendizagem interdisciplinares. Formular e aplicar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos (imagens, gráficos, dados e textos, recursos tecnológicos).
- Atuar como docente de instituições de Ensino Públicas e Privadas, habilitados também a empreender estudos de pós-graduação e de pesquisa na área de ensino.
- Deter adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem.
- Ser capaz de portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental.
- Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural e a biodiversidade.
- Ser comprometido com a ética, com a ampliação das possibilidades de Educação e com a construção de uma Escola de qualidade, capaz de tornar menos distante o sonho de uma sociedade justa e igualitária.
- Estar apto a assumir a docência junto aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, comprometendo-se com a competência pedagógica, científica, técnica, política e pessoal.
- Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, diálogo e solidariedade.
- Entender e estimular a discussão sobre o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos, princípios e teorias.
- Trabalhar os conteúdos referentes às ciências biológicas, de modo que seus significados possam ser estudados em diferentes contextos e permitam despertar a curiosidade investigativa no aluno.
- Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
- Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica em diferentes contextos.
- Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas.
Campo de Atuação Profisisonal
O licenciado em Ciências Biológicas terá uma formação específica para trabalhar na área de ensino, principalmente, em Instituições das redes pública e particular, na área de docência no ensino fundamental e médio e atividades correlatas ao ensino formal e informal. Além de atuar na educação, o licenciado em Ciências Biológicas está apto a continuar os estudos em pós-graduações se especializando nas mais variadas áreas da biologia, o que lhe permitirá atuar em:
- Institutos de pesquisa, empresas públicas e privadas, secretarias e fundações de meio ambiente, Saúde, Agricultura e Ciência, Tecnologia e Educação.
- Elaboração e execução de projetos tanto a nível técnico quanto experimental.
- Gerenciamento e Execução de Projetos e Processos que visem suprir atividades de Perícia, Assessorias, Consultorias, Emissão de Laudos Técnicos, Inventários e Pareceres nas diferentes áreas de Ciências Biológicas.
- Indústria alimentícias, farmacêuticas, têxteis, de bebidas, fertilizantes, lacticínios e cosméticos.
- Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Museus.
- Parques e reservas naturais.
- Estações biotecnológicas e áreas de proteção ambiental.
- Turismo Ecológico. - Biotérios. - Criadouros (piscicultura, minhocultura).
- Estações de tratamento de água, lixo e esgotos.
FORMA DE INGRESSO NO CURSO: Processo Seletivo - Vestibular; última oferta realizada no ano de 2017.
Estrutura curricular: ------------
PCC 2017 Download
Duração: 4 anos
Carga Horária: Total 3.320 horas
Acesso à plataforma virtual
Coordenadora: ---
E-mail: ---
POLOS DE OFERTAS
ALUNOS MATRICULADO
OFERTA - CÓDIGO DO CURSO - POLO -ESTADO | ENTRADAS | |
1ª OFERTA 2006 a 2011 | IB10 - MANAUS - AM | 25 |
IB11 - ITACOATIARA - AM | 25 | |
IB12- COARI - AM | 25 | |
IB13 - PARINTINS -AM | 25 | |
IB30 - BENJAMIN CONSTANT - M | 50 | |
IB31 - HUMAÍTA- AM | 50 | |
IB32 - SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA -AM | 50 | |
TOTAL | 250 | |
2ª OFERTA 2017 a 2019 | IB33 - CARACARAÍ - RR | 50 |
IB34 - MUCAJAÍ - RR | 48 | |
IB35 - SÃO LUIZ DO ANAUÁ - RR | 50 | |
TOTAL | 148 |