EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso de especialização em Educação Física Escolar na modalidade a distância, toma como base a concepção de trabalho docente na esteira de Maurice Tardif. A profissão docente se destaca por ter o humano como objeto de atuação. Ou seja, se destaca por sua capacidade de trabalhar com contextos complexos onde o processo ensino-aprendizagem ocorre cotidianamente. É importante salientar que a ação docente não se reduz à mera transmissão de um saber constituído socialmente. Esse saber apresenta como característica a pluralidade de forma que o próprio corpo docente mantém com ele diversas relações. O saber docente é oriundo de saberes da formação profissional, saberes disciplinares, curriculares e experienciais. As múltiplas articulações entre prática docente e os saberes fazem com que os professores se tornem um grupo social e profissional que necessitam de dominar, integrar e mobilizar tais saberes em seu trabalho docente.
Nesse sentido, é necessário valorizar o trabalho docente (frente à uma sociedade que considera seus saberes de segunda mão por se vincularem ao cotidiano). Os professores que já se encontram nos contextos de atuação profissional, vem constituindo, ao longo dos anos de suas carreiras, o saber da experiência, algo que deve ser levado em consideração. É na construção desse saber que os professores passam a ser professores. Diferente dos cientistas ou dos técnicos, os professores se deparam no trabalho docente com seu objeto de atuação: ensinar a outros seres humanos.
Abrigados nessas considerações, pode-se considerar que o saber da experiência se molda nas relações estabelecidas em casos concretos. E os professores lançam mão dos saberes que possuem para dar conta de atingir os objetivos educacionais conforme o caso concreto com o qual se relacionam. Esse saber não é totalmente subjetivo e pessoal, mas, também, construído com outros professores que partilham do mesmo contexto. É nesse bojo que advogamos a criação de uma nova profissionalidade que tome o chão da escola como contexto de produção de um saber tão válido quanto os demais (acadêmicos, curriculares, etc.).
Se o trabalho docente, em geral, já se encontra desvalorizado, autores indicam que, no caso da Educação Física, essa é uma classe subvalorizada dentro do magistério.
Com isso, é comum observarmos o fenômeno do desinvestimento pedagógico de professores de Educação Física. Diante de cenários desafiadores como esse, é mister criar mecanismos que auxiliem os professores a inovarem suas práticas, superando essa visão estereotipada da Educação Física e do Magistério. Concebemos que esses mecanismos podem advir de fundamentações reflexivas e progressistas que permitam aos professores problematizar, organizar e valorizar os seus múltiplos saberes construídos ao longo de sua carreira.
São fontes basilares dessa especialização, a formação na perspectiva da educação inclusiva e da diversidade, da educação para a saúde, das mídias, das abordagens progressistas da Educação Física, da pedagogia do esporte e das reflexões sócio, antropológicas e históricas sobre corpo, saúde e movimento humano. Essas fontes, para a Educação Física escolar são perpassadas pela intenção pedagógica. Ou seja, elas são fontes e temas mediados pedagogicamente com o intuito de formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
O curso é esquematizado em cinco eixos que compreendem uma formação humanística, crítica e tecnológica para a atuação na Educação Física escolar. O eixo 1: “Epistemologia, política, pesquisa e didática da Educação Física escolar”, compreende temas intrínsecos à construção histórica da própria Educação Física e das concepções de ser humano, sociedade, educação e corpo. O eixo 2: “Currículo, ensino e avaliação aplicados à Educação Física”, trata de temas pertinentes à construção didático-pedagógica e organizacional do ensino nos diferentes níveis da Educação Básica. O eixo 3: “Temas atuais em Educação Física escolar”, aborda assuntos pertinentes à atuação hodierna do professor de Educação Física frente às pluralidades e multiplicidades, ao avanço tecnológico, à inclusão e a promoção da saúde em um aspecto ampliado. O eixo 4: “Trato didático-pedagógico das práticas corporais na Educação Física escolar”, traz manifestações da cultura corporal de movimento e suas possibilidades de trato didático-pedagógico nas aulas de Educação Física. O eixo 5: “Experiências e práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Física escolar”, abriga os projetos e as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o curso de especialização nos contextos escolares; trata-se de um momento de culminância, apreciação, problematização, reflexão e valorização das práticas desenvolvidas pelos professores (Trabalho de Conclusão de Curso – TCC).
Em suma, esse curso de especialização em Educação Física Escolar toma como base a parceria entre Universidade e Escola e na igualdade dos saberes produzidos em ambas. Também, reflete as teorias e abordagens pedagógicas da Educação Física no sentido de fortalecer as identidades docentes com vista à inovação das práticas pedagógicas dos professores. Assim, institui-se um processo cuja finalidade é o fortalecimento da educação e que possibilite o desenvolvimento social.
OBJETIVOS DO CURSO:
Objetivo Geral:
- Construir um espaço teórico-reflexivo que ofereça suporte à pesquisa e formação continuada de professores de Educação Física, especialmente localizados no interior do Estado do Amazonas; tanto quanto, para o desenvolvimento, organização e valorização dos saberes inerentes à atuação docente nos contextos da Educação Básica.
Objetivos Específicos:
- Identificar os principais desafios a serem enfrentados pela Educação Física na Educação Básica no interior do Estado Amazonas, bem como pensar coletivamente novas estratégias de ação;
- Identificar o contexto da prática pedagógica (chão da escola) como produtor de saberes e, nele, organizar os conhecimentos necessários para a prática pedagógica;
- Reconhecer o ato da pesquisa como pertencente à ação e formação docente;
- Viabilizar a troca de experiências entre professores que atuam em diferentes realidades escolares;
- Atualizar os professores em temas hodiernos discutidos na produção de conhecimentos da Educação Física;
- Orientar a produção de conhecimento a partir do contexto pedagógico em que o professor está inserido com vista à inovação das práticas pedagógicas.
FORMA DE INGRESSO NO CURSO: Processo Seletivo EDITAL 016/2024-GR, DE 28 JUNHO DE 2024: Download
Estrutura curricular: Disciplinas Modulares a distância.
DISCIPLINAS | PROFESSOR RESPONSÁVEL | CH |
Metodologia da Pesquisa Cientifica | Lúcio Fernandes | 15H |
Abordagens Pedagógicas e Didáticas aplicadas à Educação Física | Valmar Fernandes | 30H |
Pedagogias do Movimento: novos olhares sobre o corpo | Lucas Leonardo | 30H |
Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora | Lúcio Fernandes | 30H |
Educação Física Escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser | Rodrigo Gheller | 15H |
Pesquisa, Docência e Currículo na Educação Física Escolar | João Luiz | 15H |
A Educação Física na Educação Infantil: ensino e avaliação | João Luiz | 15H |
Educação Física no Ensino Fundamental: ensino e avaliação | Durimar Leão | 15H |
A Educação Física no Ensino Médio: ensino e avaliação | Tathyane | 15H |
A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: ensino e avaliação | Evandro Cabo Verde | 30H |
Mídias na Educação Física | Rodrigo Gheller | 15H |
Educação Física no Contexto da Inclusão para Alunos com Deficiência | Minerva Amorim | 30H |
Educação Física, Saúde e Escola | Evandro Cabo Verde | 15H |
Pedagogia do Esporte aplicada à Educação Física Escolar | Walcymar Souza | 15H |
Jogos, Brincadeiras e Manifestações Populares aplicados à Educação Física | Tathyane | 15H |
Expressões de Dança e Ginástica aplicadas à Educação Física Escolar | Lionela Correa | 15H |
Lutas e Jogos de Oposição/Combate aplicados à Educação Física Escolar | Lucas Leonardo | 15H |
Jogos de Raquete e Bastão aplicados à Educação Física Escolar | Lúcio Fernandes | 15H |
Seminário de Elaboração de Artigo Científico | Bruno Mori | 15H |
PPC2023: Download
Duração: 18 meses
Carga Horária: Total 420 horas
Coordenadora: Profª. Drª. Roseanne Gomes Autran
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
POLOS DE OFERTAS
ALUNOS MATRICULADOS
OFERTA - CÓDIGO DO CURSO - POLO -ESTADO |
ENTRARAM |
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1ª OFERTA 2025 - 2026
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PL-EFE-01 – RIO BRACO- AC |
08 |
PL-GNA-02 - MAUÉS - AM |
13 |
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PL-GNA-03 – ITACOATIARA-AM |
05 |
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PL-GNA-03 – LÁBREA-AM |
12 |
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PL-GNA-04 – MANACAPURU-AM |
22 |
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PL-GNA-05 - Brasiléia- AM |
01 |
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TOTAL |
61 |