Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

As diretrizes da educação nacional e o momento atual da sociedade mundial apontam para a necessidade de processos educativos que visem à formação de indivíduos sujeitos dos seus próprios conhecimentos e desenvolvimentos pessoal e profissional, independentemente da área de origem. Um contexto que impõe uma convivência com conhecimentos teórico-práticos específicos da sua área de origem e a agregação de outros conhecimentos técnico-tecnológicos ampliados.

Com isto, a formação e a prática profissional precisam de processos educativos que privilegiem técnicas de gerenciamento de espaços administrativos e de abordagens da realidade, para habilitar profissionais com competência para absorver as mudanças ocorridas e promover as alterações possíveis, em acordo com as variáveis de seus ambientes internos e externos. Isto projeta uma formação sustentada no domínio de metodologias, sensibilidade para percepção das realidades que se apresentem e capacidade para “aprender a aprender” continuamente, através de um processo coletivo de construção de conhecimento, dialético e integrado, marcado pelo questionamento e reflexão, além das aparências dos fatos.

Nesta perspectiva, cabem às instituições de ensino superior estabelecerem suas práticas, visando “[...] estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade [...]”. (Art. 43 da LDB).

Partindo deste princípio, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) apresenta a missão de “Cultivar o saber em todas as áreas do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia”. (PDI 2016-2025). 

 

Especificamente:

a) Desenvolver e aplicar conhecimentos humanísticos, científicos, técnicos e instrumentais no campo da Licenciatura em Ciências Agrárias;
b) Interpretar os determinantes políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais da configuração das bases produtivas, avaliando suas implicações nos meios urbano e rural;
c) Coletar, produzir, selecionar, organizar, recuperar e disseminar informações;
d) Compreender a formação/operacionalização das cadeias produtivas agrícolas regionais, levando em conta sua inserção nos vários níveis de mercado;
e) Mediar o acesso, a busca, o uso e a apropriação da informação;
f) Avaliar, explorar, produzir, aplicar, customizar e utilizar tecnologias de informação e de comunicação;
g) Diagnosticar, contextualizar e interpretar necessidades com vistas ao atendimento de demandas informacionais;
h) Avaliar, criar, organizar, gerenciar e disseminar produtos e serviços de informação.
i) Interpretar o conceito de sustentabilidade pela heterogeneidade dos seus ecossistemas naturais e a natureza diferenciada dos agricultores locais
j) Gerenciar atividades relativas a organizações educacionais e à cadeia produtiva agroindustrial.

 

PERFIL DE ATUAÇÃO:

A estrutura curricular do curso contempla conteúdos gerais, instrumentais e específicos e uma configuração que visa oportunizar alternativas para uma formação profissional compatível com as características do mercado de trabalho do mundo contemporâneo e do novo profissional da informação. O profissional formado pelo Curso de Biblioteconomia poderá atuar em bibliotecas e em sistemas e serviços de informação, vinculados às instituições dos setores públicos, privados e do terceiro setor. Para atuação na área de Biblioteconomia, o discente formado deverá solicitar expedição de registro profissional junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia 17 (CRB), estando apto, desta forma, receber a carteira profissional e atuar no mercado de trabalho. A expectativa é formar profissionais para o desempenho proficiente e criativo das atividades do ciclo documentário (reunião, tratamento e difusão de documentos e informação), o ciclo informacional (produção, transferência e uso de documentos e informação), ciclo de gestão organizacional (planejamento, direção, controle e avaliação) e com a participação ativa nos processos de construção e reconstrução da realidade social. As competências que devem ser desenvolvidas ao longo deste Curso estão divididas em competências técnico-científicas, gerenciais, sociais e políticas.

A situação econômica e social que caracteriza o momento atual e que se consubstancializa em campos como a educação, coloca-nos sérios desafios como profissionais da educação em Ciências Agrárias, responsáveis pela formação de futuros educadores nesta área de conhecimentos. Formar profissionais tendo em conta essa realidade, quando muitos estudiosos apontam a crise de paradigmas ou dos paradigmas num momento histórico de globalização econômica e quando se ensejam novos valores e exigem-se novas mentalidades no trato das questões educacionais, exige que os determinantes macroestruturais sejam priorizados junto com os aspectos cultural e ambiental, os quais constituem as bases produtivas e as relações delas decorrentes.

 

Campo de Atuação Profisisonal

• Escolas Agrotécnicas de Ensino Profissionalizante;
• Escolas da Rede Pública de Ensino Básico (Fundamental e Médio);
• Escolas e Instituições de Ensino não-profissionalizante;
• Áreas de assentamento e comunidades rurais;
• Organizações governamentais e não governamentais ligadas à pesquisa;
• Organizações governamentais e não governamentais de extensão;
• Empresas privadas de produção agroindustrial;
• Organizações governamentais de apoio e fomento à Educação, meio ambiente e desenvolvimento do meio rural.


FORMA DE INGRESSO NO CURSO: Processo Seletivo - Vestibular; última oferta realizada no ano de 2021.

Estrutura curricular:        ------------
PCC 2021:      Download
Duração: 4 anos
Carga Horária: Total 3.220 horas

Acesso à plataforma virtual

Coordenadora: Prª. Drª. Expedita Maria de Oliveira Pereira
E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   

POLOS DE OFERTAS
 ALUNOS MATRICULADO 

CURSO - OFERTA - CÓDIGO O CURSO - POLO - ESTADO Entradas
2ª OFERTA 2011 a 2015 FG54 - MANAQUIRI - AM 61
FG55 - SANTA ISABEL DO RIO NEGRO - AM 60
FG56 - TEFÉ - AM 58
  TOTAL       179
3ª OFERTA 2013 a 2017 FG57 - CAROEBE - RR 49
FG58 - BONFIM - RR 46
FG59- IRACEMA - RR 48
FG60 - SANTA ISABEL DO RIO NEGRO -AM 20
FG61 - LÁBREA - AM 55
  TOTAL       218
4ª OFERTA 2017 a 2021 FG62 - COARI - AM 50
FG63 - MANACAPURU - AM 47
FG64 - MAUÉS - AM 48
FG65 - AMAJARI - RR 28
FG66 - CARACARAÍ - RR 48
FG67 - BOA VISTA - RR 36
  TOTAL       257
5ª OFERTA 2021 - 2025 FG68 - ARIQUEMES - AM 8
FG69 - RORAINOPOLIS - AM 16
FG70 - SÃO LUIZ DO ANAUA - RR 28
FG71 - ITACOATIARA - AM 16
FG72 - PARINTINS - AM 21
  TOTAL       89
Fim do conteúdo da página