Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores do CED iniciam atividades em grupos de pesquisa

  • Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 10h37
  • Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 14h27
  • Acessos: 1259


Os professores Eduardo Gomes e Ione Dolzane iniciaram, na segunda quinzena de setembro, reuniões com discentes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), também integrantes da Linha de Pesquisa 1 - Design de aprendizagem e instrucional, do grupo de pesquisa "Educação Tecnológica: metodologia, ferramentas, pedagogia e gestão". Nos encontros, estão sendo abordados temas sobre inovações pedagógicas e computacionais. A professora Ione informa que “o assunto discutido no momento é a distinção entre descoberta, invenção e inovação, que podem ser confundidos como sinônimos, mas, são termos distintos e precisam ser entendidos, cada um. O sentido de inovação na educação por meio das tecnologias, muitas vezes, é reduzido ao uso do computador e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em muitos casos, o computador ainda é usado muito mais como uma máquina de escrever do que como recurso inovador. As tecnologias de informação e comunicação (TIC), sem uma mudança no entendimento dos professores e alunos a respeito dos métodos de ensino, serão apenas mais um material, só que digital. Não se pode pensar, hoje, que um professor está inovando utilizando um texto digital como substituto do caderno impresso. Ainda pode se inovar com material didático que não requer as TIC”.

Mestrandos do PPGECIM, integrantes da Linha 1 do grupo de pesquisa do CED discutem sobre inovações pedagógicas e computacionais.


Outro item de agenda que os dois professores vêm cumprindo é a participação on-line nas reuniões do Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades, o Umanità, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), transmitidas de Salvador (BA). O professor Eduardo Gomes, integrante do Umanitá há cinco anos, declara que “os estudos do Umanità se voltam, principalmente, ao entendimento sobre o saber e o conhecimento, a produção de sentidos, a subjetividade, a singularidade do sujeito, as características humanas de incompletude e relatividade. Tudo isso, sem relegar a epistemologia, a Ciência, a academia. É uma junção de tudo isso”. O professor entende ser pertinente, para quem atua em EaD, o interesse pela convergência entre estes aspectos humanos e o científico-acadêmico, e lança um questionamento: “trabalhamos com uma modalidade na qual a maior característica é o distanciamento entre os sujeitos da educação, as relações se tornam ainda mais faltantes. Mesmo que as TIC facilitem a produção e transmissão de conhecimento, elas não substituem as relações humanas, a proximidade. Quem sabe, desses estudos no Umanità, não surge uma inovação no entendimento sobre a EaD?”

 

Professores Eduardo Gomes e Ione Dolzane em estudo on-line sobre o conhecimento e saber, do grupo de pesquisa Umanità, da Uneb.

registrado em:
Fim do conteúdo da página