UM CADERNO CONCLUÍDO (HOMENAGEM AO PROFESSOR EVANDRO CANTANHEDE
UM CADERNO CONCLUÍDO (HOMENAGEM AO PROFESSOR EVANDRO CANTANHEDE)
O que dizer quando se encerra a revisão de um texto, sob o olhar meticuloso de um professor que tinha por um dos afazeres, a exigência na correção? Espera-se a excelência do texto, e que este acrescente conhecimento a quem o lê, com uma carga de admiração pela qualidade textual.
Pois, como diz a metáfora, nossa vida é um livro, e neste 1º de abril (infelizmente não é mentira) o professor Evandro Cantanhede teve a revisão de sua biografia concluída. Despedimo-nos de um mestre e doutor que com certeza marcou muitos de nós, no Centro de Educação a Distância (CED) e no Curso de Comunicação Social da Ufam.
Sua competência e senso de compromisso em revisar os textos produzidos pelos professores conteudistas do CED foi um verdadeiro aprendizado para todos os técnicos, discentes e professores que tiveram a honra de trabalharem e serem “corrigidos” por ele.
Como formador de professores para a EaD, dedicou-se a aprimorar a qualidade do texto, compartilhando sua expertise na produção de material didático com linguagem que equilibrava o rigor científico à acessibilidade do dialogismo com os discentes, pensando sempre que talvez aquele caderno seria o principal meio de comunicação entre o aluno e sua área de conhecimento do curso de graduação.
Sua atenção meticulosa na revisão dos textos, seu olhar crítico e sua generosidade em compartilhar o saber foram fundamentais para elevar o nível da educação a distância na Ufam.
Lembramos com carinho de sua dedicação, de sua (im)paciência em responder a todas as nossas dúvidas e de seu incentivo constante para que buscássemos sempre o nosso melhor.
Hoje, a saudade aperta, mas a gratidão pelo tempo que tivemos a oportunidade de conviver e aprender com ele é ainda maior. Seu legado como educador, pesquisador e formador de professores é uma semente que continuará a germinar e a dar frutos por muitos anos.
Que sua memória seja sempre celebrada e que seus ensinamentos continuem a iluminar o caminho daqueles que buscam o saber. Descanse em paz, Evandro. Sua contribuição para a educação e para a vida de tantos será sempre lembrada.