Coordenador Adjunto UAB visita o Polo de apoio presencial de Tabatinga/AM
O Prof. Jurandir Dutra, coordenador adjunto UAB na Ufam visitou, na segunda-feira (22/08) o polo associado de apoio presencial de Tabatinga. O Professor foi recepcionado pelo coordenador, Prof. Frantchesco Pinto, que lhe apresentou os alunos e mostrou o laboratório de informática e dependências internas do prédio onde funciona o polo.
Prof. Jurandir Dutra, Coordenador Adjunto UAB/Ufam e Prof. Frantchesco Pinto, coordenador do polo UAB de Tabatinga-AM
O Prof. Frantchesco informou que os alunos têm dificuldades em compreender termos de editais, o que ocasiona em certas situações indeferimento de pedidos por não atenderem às regras. Essa situação pode ser justificada pela dificuldade que eles têm, sobretudo indígenas, de compreensão do idioma, uma vez que estes não têm o português como sua língua materna.
Na oportunidade, o Prof. Jurandir Dutra reuniu-se com os alunos para identificar suas demandas e entender quais motivos estão ocasionando alta evasão naquele polo, onde a Ufam está ofertando os cursos de Administração, Biblioteconomia e Licenciatura em Música.
Acadêmicos em reunião com o coordenador adjunto UAB no polo de apoio presencial
Após ouvir suas demandas e necessidades, o Prof. Jurandir Dutra e o Prof. Frantchesco Pinto, juntamente com 3 alunos, foram até a comunidade do Umariaçu, onde os três alunos residem.
Visita à comunidade indígena de Umariaçu onde residem os acadêmicos.
No trajeto foi possível observar a distância da comunidade Umariaçu até o polo, bem como o relato do risco de mobilidade, devido à insegurança do lugar. Também puderam perceber in loco a dificuldade e os custos altos do transporte.
Restou acertado que o Prof. Jurandir Dutra irá tratar com os coordenadores dos cursos e do CED para buscar alternativas que mitiguem ou solucionem os problemas observados.