Artigo sobre a interiorização da Educação Física escolar no Amazonas foi publicado na Revista Brasileira de Educação (ANPEd)
Artigo sobre a interiorização da Educação Física escolar no Amazonas foi publicado na Revista Brasileira de Educação (ANPEd)
Com o título: "Imaginários sobre a Educação Física escolar no interior do Amazonas: registros de percepções e possibilidades de transformação" o artigo é fruto da pesquisa "Diagnóstico da Educação Física no interior do Amazonas: os imaginários de comunidades escolares em relação à Educação Física escolar" desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Assuntos Pedagógicos e Interiorização da Educação Física no Amazonas (GEPAPIEFA).
A partir de 2 iniciações científicas e 8 Trabalhos de Conclusão de Curso, a pesquisa mobilizou os/as acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física EAD que, sob orientação do Prof. Dr. Victor José Machado de Oliveira, contribuíram na realização do estudo que entrevistou 53 professores/as de vários componentes curriculares, equipe pedagógica e gestores/as dos municípios de Autazes, Itacoatiara, Lábrea, Maués e Silves.
A pesquisa também já gerou outros frutos.
Recentemente, também foi publicado o artigo "(Des)valorização da Educação Física escolar no interior do Amazonas: notas dos imaginários de professores" na Revista Teias (UERJ).
Ainda, está sendo editado um livro dessa experiência investigativa cujo título é "Diagnóstico da Educação Física no interior do Amazonas: os imaginários em relação à Educação Física escolar", em coedição da Editora da Universidade Federal do Amazonas com o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3 - Unesp).
Esse movimento investigativo, que envolve um coletivo de colaboradores, está entregando para a sociedade conhecimentos acerca da interiorização da Educação Física escolar no Amazonas o que contribui para a valorização e crescimento desse componente curricular, assim como, da Educação Básica ofertada aos povos da Amazônia.
Acesse o Artigo Aqui